Excelente proposta do CNJ! quem sabe assim diminuirão as demandas litigiosas , guerras e conflitos muitas vezes em que as partes na relação são entre familiares . Não resta dúvida que todos que fazem parte da tríade processual poderão obeter resultados mais célere e eficiente e menos dispendioso. Eu tenho não só aprovado essa idéia , como também repasso aos acadêmicos de minhas turmas a importância de uma transação amigável Espero que todos os educadores do ensino jurídico não aguardem essa disciplina ser aprovada na grade do curso de Direito , mas abraçe esa idéia , divulgado desde já aos dicentes de suas IES que .."É MELHOR E MAIS SAUDÁVEL PARA O SER HUMANO CONCILIAR DO QUE LITIGAR "
O Conselho Nacional de Justiça defendeu que seja introduzida no currículo dos cursos de Direito a disciplina da conciliação, que ensine a buscar a solução consensual para os conflitos de naturezas diversas, seja por meio de mediação, conciliação ou mesmo de arbitragem.
A posição foi manifestada pela juíza Morgana Richa, conselheira do CNJ, nesta segunda-feira (6/12), no Rio de Janeiro, na abertura do 4º Encontro Nacional do Judiciário.
Segundo a juíza, hoje a formação do profissional na área jurídica hoje está focada no litígio. "No curso de Direito, seja material ou processual, durante os cinco anos de formação o aluno é preparado para o litígio."
Morgana disse que o CNJ está trabalhando a conciliação também como política pública. "Que seja incluída uma disciplina obrigatória nos cursos de formação que trate desta solução consensual: seja ela por meio da mediação, da conciliação ou até mesmo da arbitragem."
As informações são da Agência Brasil.
Um comentário:
Concordo plenamente!Senhora Magda, criei um blog juridico recntemente, e passando pra dar uma visitinha no seu, vi o conteudo fantastico que ele tem!Já sou seguidora.Espero contar com vc no meu.
vipjuridico.blogspot.com
Postar um comentário