Vice Presidente da OAB
Dr. EVALDO PINTO , fez questão de pessoalmente explicar aos
acadêmicos como funciona o setor de processos , local por onde são recebidos
todas as representações contra advogados infratores do estatuto.
|
Acadêmicos trocaram idéias e experiências na prática jurídica
com os jovens advogados de moçambique , que na ocasião também
estavam conhecendo o funcionamneto da OAB a convite do Presidente Jarbas Vasconcelos por meio de intercâmbio cultural - jurídico
, firmado através de convênio entre os dois Países.
Academêicos da 6 DIN-1, recebendo orientação dos integrantes da mesa sobre a importância do conhecimento do Estatuto da OAB.
.
Presidente(Jarbas) , vice (Evaldo) , advogados de moçambique fizeram parte da secção plenária , realizada em sessão extraordinária , dirigida aos futuros advogados. Dentre os temas discutidos e debatidos entre os presentes ; destacamos ; a importância do exame de ordem , o papel do advogado como indispensável à administração da justiça, das prerrogativas, da inviolabilidade dos escritórios , do desagravo público , das infrações e dos processos disciplinares .
Morosidade da justiça , relacionamento Advogado x Cliente X Autoridades
judiciárias foi outro tema muito debatido na sessão plenária .
Todos receberam das mãos do Presidente , além do Jornal do Advogado, Cartilha de Prerrogativas do Advogado , (uma das inovações da OAB) elaborada pela Comissão de Prerrogativas , presidida pelo Dr. Edilson Santiago, que representa nossos interesses junto ao CFOAB. Foram presenteados também, com uma réplica em miniatura do Estatuto da OAB, e Manual do Jovem do advogado.
Em nome da Academia e da Comissão de Ensino Jurídico agradecemos à todo corpo de funcionários da OAB , à Diretoria , que receberam carinhosamente os acadêmicos da Fabel , permitindo à todos eles conhecer as instalações e atividades de sua futura casa . E um especial agradecimento às dedicadas Dra Cynthia Portilho ( Diretora Jurídica da OAB ) a Sherllen (Chefa da Secretaria) Escola Superior da Advocacia (ESA).
4 comentários:
Profa Magda , estive visitando seu site , e me surpreendi com sua inovação no modelo de ética e de educadora do ensino jurídico. Parabéns pela inovação da atividade dessa disciplina considerada de suma importância para o exame de ordem e para o exercicício da profissão.
abraços
Prof. Dr. Eduardo Rozzen
Direito Civil- PUC-RJ
Profa Magda
A estrutura funcional da OAB está de parabéns,desde a primeira do menor funcionário ao mais alto. Todos demonstraram serem atenciosos com os acadêmicos da FABEL. O discurso do presidente da OAB também foi muito significativo, uma vez que ele procurou tirar as dúvidas de alguns acadêmicos, ao mesmo tempo tentando incentivá-los, pois o direito na prática no nosso ordenamento jurídico é de desestimular a qualquer um, principalmente os que estão no meio do caminho.
A meu ver a OAB poderia ter mais iniciativas muito bem divulgadas para procurar trazer os acadêmicos de direito para próximo da instituição. Poderíamos citar processos seletivos de estágios, palestras com os próprios presidente e vice presidente, sempre com o intuito eu tem diferenciado essa gestão presidencial, que é a aproximação do acadêmico com a OAB.A instituição demonstrou ser muito bem organizada, sendo notório ainda a seriedade e o compromisso de todos os funcionários, tanto com o público quanto as funções que lhe são designadas.
Esses encontros, com palestras e outras coisas, são extremamente essenciais para os acadêmicos, uma vez em que demonstram a mais pura realidade do direito para os mesmo. E é isso que as faculdades e todos os seus professores deveriam ter como postura. Por isso a professora Magdá é tida como diferencial dos demais professores. Pois ela se preocupa em preparar o aluno para o mundo, não apenas ensinando a teoria, mas colocando a teoria nos dias atuais, compartilhando ainda suas vastas experiências no meio jurídico.
O questionamento que tenho a fazer tanto ao presidente, ao vice presidente , quanto a própria professora Magda, é: O que é preciso que o acadêmico de direito faça para tentar o atual quadro do nosso ordenamento jurídico? Uma vez em que nos deparamos com uma enorme morosidade do sistema, e impunidade nos crimes penais.
Acadêmico: Carlos Antonio Lacerda Junior
Turma: 6DIV1
FABEL
Em 21 de Outubro do ano corrente a turma 6DIV1 do curso de Direito da Faculdade de Belém, foi conduzida pela professora e advogada Magda Sanjad Nagib Abou El Hosn à sede da OAB-PA.
Assistimos a uma deslumbrante aula sobre ética e estatuto da OAB, pelo presidente Jarbas Vasconcelos e vice-presidente da Ordem, Evaldo Pinto.
No primeiro momento fomos recepcionados pelo presidente e vice-presidente da Ordem, e logo em seguida fomos conduzidos pela professora Magda para conhecer a função de cada setor da Ordem, a professora ainda aproveitou a oportunidade para apresentar à turma os advogados Moçambicanos que no momento faziam na capital residência Jurídica. Foi experiência única e valorosa; Fomos recebidos calorosamente.
Percebi que o objetivo da professora Magda, era trazer seus alunos da teoria à prática, percebi ainda que a sua grande preocupação é instruir seus alunos futuros advogados a não cometerem nenhuma infração futuramente. Isso sim é que é um comprometimento com a ética. Sinto-me lisonjeada em estar sendo tão bem preparada, pois faço parte desse futuro.
Logo após conhecermos todos os setores da Ordem fomos conduzidos ao auditório onde ouvimos o pronunciamento do presidente e vice-presidente e lembro perfeitamente que em uma de suas abordagens o vice-presidente Evaldo Pinto nos alertava com relação a “carreira jurídica”,pois o mesmo falava que deveríamos ter cuidados com a mesma, enfatizou que o código de ética é um comportamento moral mínimo que advogado deve ter. E disse mais: Aquele que conseguir dominar a arte da advocacia, ligando a ciência e a credibilidade, estará correspondendo aquilo que a sociedade espera.
Já o Presidente Jarbas Vasconcelos em seu discurso priorizou a importância que há para os alunos conhecerem a OAB para que saibam dos direitos que possuem e o código de ética do Estatuto da instituição, abordou ainda a importância do exame de Ordem, que para ele só qualifica o ensino jurídico, e que para minha surpresa e felicidade informou que o Pará está entre os cinco estados que mais aprovam no país.
Muito importante o momento que nos foi proporcionado interagir com os jovens advogados de Moçambique, que na ocasião também estavam conhecendo o funcionamento da OAB a convite do Presidente Jarbas Vasconcelos.
Os temas abordados foram importantes e só contribui para nossa formação, fico lisonjeada em ter uma professora preocupada com a formação de seus alunos. Quero parabenizar a professora Magda e todos que fizeram parte da secção plenária , realizada em sessão extraordinária , dirigida aos futuros advogados.
Ao final, os alunos receberam a última edição do jornal Advogado, cartilha das prerrogativas, o estatuto da OAB e o código de ética e disciplina na OAB.
DENISE DAMASCENA PETRIDES,ALUNA DO TERCEIRO ANO TURMA 6DIV1 DO CURSO DE DIREITO DA FABEL-FACULDADE DE BELÉM.
Aos vinte dias do mês de outubro do ano de dois mil e dez, nós, acadêmicos do 6º semestre da FABEL, faculdade de Belém, e alunos da profª. Magda Aboul El Hosn, estivemos em visitando as dependências da OAB, ordem essa que em breve estaremos todos filiados. Primeiramente devo admitir que todos nós fomos muito bem recebidos por todos os que ali se encontravam, foram gentis e nos receberam com cordialidade e urbanidade. Deixando-nos com uma excelente impressão de todos que ali estavam, contudo, nós é que talvez tenhamos pecado, haja vista, não adentrarmos aos ambientes corretamente, para que todos participássemos e escutássemos as explicações que nos foram proferidas. Acredito que não haja o que falar quanto aos profissionais que ali labutam, haja vista, que todos demonstraram pleno domínio das suas funções e atribuições, e em assim sendo todos são competentes para com suas funções.Como sugestão, deixo a seguinte, já que a OAB se posicionou firmemente para que seja ministrada a matéria de direitos humanos e Direitos dos advogados nas faculdades, creio que a Ordem também poderia se posicionar positivamente favorável a inclusão da matéria Português instrumental ou técnico, haja vista, que como iremos ao operar o Direito, fazer uso de uma linguagem rebuscada, de um português baseado na norma culta, deveríamos pensar desde logo em preparar os acadêmicos. Pois hoje, com o advento da linguagem “internetez”, os jovens estão desaprendendo a aplicação e uso da língua mãe.
Luiz Adrião
ACADEMICO 6 DIV-1-FABEL
Postar um comentário